segunda-feira, 7 de junho de 2010

Nações na África - Afrikaners

Dos 49 milhões de habitantes da África do Sul, 3 milhões são compostos pelos Afrikaners. O idioma falado por esse grupo é o Afrikaans, derivado do holandês, e a religião predominante é a protestante (calvinista).
Os Afrikaners são descendentes de exploradores franceses, alemães e holandeses que se estabeleceram na África do Sul no século XVII. Esse grupo acredita ter sido escolhido por Deus para construir uma sociedade perfeita no país tendo, por isso, supremacia sobre os demais grupos. Por causa dessa visão, lutaram contra o domínio inglês no século XX e idealizaram o apartheid (regime de segregação de raças adotado em 1948 que durou até 1990).

Em 1938 criaram o Partido Nacional Afrikaners com finalidade de proteger sua raça e cultura. Eles entraram no poder em 1948, implementando o apartheid. Com o tempo essas medidas em favor da separação racial acabaram chamando a atenção da comunidade internacional que acabou por considerar o apartheid um crime contra a humanidade. O governo de inicio resistiu aos apelos da ONU e até aos embargos econômicos. Em 1990, porém, o regime de segregação foi desfeito e os afrikaners froam derrubados do poder.


Após o final do apartheid, foi criado o Movimento de Resistência Afrikaner (AWB) com o intuito de tentar criar um Estado Boer independente. O líder do movimento era Terreblanche, assassinado em abril deste ano. Os afrikaners atribuem a morte ao ANC (Congresso Nacional Africano), atual partido no poder. Desde então, o clima na África do Sul está cada vez mais tenso, com membros da AWB prometendo vingar o seu líder morto. Noticia sobre a morte de Terreblance


Nenhum comentário:

Postar um comentário