terça-feira, 1 de junho de 2010

Nações na Europa - Abkahazia

A Abkahazia fica situada na Geórgia, fazendo fronteira com a Rússia. Até o século XIX, tanto essa região como a Geórgia eram paises independentes que foram posteriormente anexados ao Império Russo e depois a União Soviética. Com a desfragmentação desta, no inicío dos anos 90, a região passou a exigir independência e alcançou a autonomia após o conflito georgiano-abkházio de 1992-1993, no qual os abkázios obteram o apoio militar russo.
Em 1999, a região declarou independência, não sendo reconhecida por nenhum país. Foi apenas em 2008, quando o conflito entre os abkházios e os georgianos voltou a se intensificar, que a Rússia reconheceu a região. Muitos países latino-americanos apoiaram a decisão russa, porém a Nicarágua foi o único a também reconhecer o país.
De acordo com a Convenção de Montevidéo em 1933 um país só pode ser considerado tal quando:
- possuir uma população permanente
- um território delimitado
- um governo
- capacidade de se relacionar com outros paises
A Abkahazia possui uma população de aproximadamente 216.000 na qual mais de 40% provem da etnia abkhazia, possui uma constiuição desde 1994 e eleições para o parlamento desde 1996. Além disso, mantem relações diplomáticas com a Rússia e com a Geórgia. Diante disso, o país alega ter direito moral e legal a independencia. Para os georgianos, porém, o reconhecimento do país significaria o risco de ter o seu territória ainda mais fragmentado, já que outras regiões poderiam também exigir independência como a Ossétia do Sul.
A Abkahazia ao longo dos anos vem sendo utilizada como instrumento de disputa entre os governos georgianos e os governos russos. Em 2008, os dois países chegaram bem próximos de uma guerra. O medo de um conflito fez com que a Europa intervisse diplomaticamente e amenizasse as hostilidades. Enquanto o impasse sobre o reconhecimento ou não da Abkahazia não for decidido, porém, o futuro da região ainda é incerto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário