terça-feira, 8 de junho de 2010

Nações na Oceania - Aborígenas

Na Austrália existem cerca de 460 mil aborígenas, o que representa mais ou menos 2,27% da população australiana. Eles vivem em várias partes do país com uma maior concentração no Estado de Queensland. Embora a religião predominante seja o cristianismo, eles têm uma visão muito espiritual e a religião é definida como Dreamtime, segundo a qual o poder reside nos ancestrais.

Os aborígenes vivem na Austrália a cerca de 40 mil anos. Em 1788 os britânicos se instalaram no país, nessa época havia cerca de 300 mil aborígenes. O contato com doenças trazidas da Europa, estupros e o extermínio promovido pelos colonizadores, porém, matou milhares entre esse grupo.
Em 1905, a Austrália conseguiu sua independência. Esse fato, no entanto, não significou uma melhora das condições de vidas dos aborígenes. Muitos foram trabalhar em fazendas como mão de obra semi-escrava e, durante vários anos, as crianças aborígenes que eram mestiças eram retiradas de sua família para viverem em um centro, onde eram catequizadas e obrigadas a abandonar a sua cultura e os seus costumes. Depois disso eram enviados para trabalhos que exigiam pouca qualificação sendo, também, obrigados a se casar somente com brancos para que a raça aborígene fosse extinta. Esse fato foi conhecido como “Geração Roubada” e há especulações isso foi feito para impedir qualquer tentativa de participação política dos aborígenes. Link para baixar o filme Geração Roubada Link para legenda
Atualmente várias leis anti-discriminação e medidas que promovem a integração na sociedade e na política melhoraram as condições de vida dessa população. No entanto, a expectativa e as condições de vida de um aborígena, ainda hoje, não se compara com a de um australiano. Além disso, esses anos de repressão significaram a perda, para a nação aborígena, de muitas tradiçoes culturais, costumes e partes de sua história.  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário